trabalho sobre Grafeno
CCT – CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS
CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA
Grafeno
Rafael Bruno de Oliveira Nojosa 1415499
Química Tecnológica
Profa. Rosa Ferreira Araujo de Abreu
Fortaleza – Setembro/2014
Sumário
I. Definição 3
II. Processo de Obtenção 3
III. Aplicações 3
a. Baterias 4
b. Telas Flexíveis 4
c. Indústria 4
d. Painéis Solares 4
e. Obtenção de água Doce 4
f. Transmissão de sinais 4
g. Camisinhas 5
IV. Impactos Ambientais 5
V. Conclusão. 5
I. Definição
Trata-se de uma forma de carbono, um condutor de eletricidade e calor melhor do que qualquer outro. E não é apenas o material mais duro do mundo, como também um dos mais flexíveis. O grafeno poderá revolucionar a indústria eletrônica com a produção de aparelhos flexíveis, computadores quânticos superpoderosos, roupas eletrônicas e computadores capazes de fazer interface com as células do nosso corpo. “O grafeno é um dos poucos materiais transparentes do mundo, condutor de eletricidade e calor e flexível – tudo ao mesmo tempo”.
Basicamente, o grafeno é um material constituído por uma camada extremamente fina de grafite, o mesmo encontrado em qualquer lápis comum usado para escrever. A diferença é que o grafeno possui uma estrutura hexagonal cujos átomos individuais estão distribuídos, gerando uma fina camada de carbono.
A Sociedade Americana de Química anunciou em 2012 que o grafeno é 200 vezes mais resistente do que o aço, e tão fino que uma única onça do material (cerca de 28 g) pode cobrir 28 campos de futebol. Cientistas chineses criaram um aerogel de grafeno, um material ultraleve derivado de um gel, que pesa sete vezes menos que o ar. Uma polegada cúbica do material poderia equilibrar-se sobre uma folha de erva.
II. Processo de Obtenção
Ainda está na fase de pesquisa, tem-se muito trabalho até a obtenção de grafeno. Pois hoje a produção de grafeno ainda não está em larga escala, entretanto, existem muitos grupos investindo pesado na pesquisa de obtenção deste