FLATED Gerenciamento De Crises
Disciplina: Gerenciamento de crises
Professor: Aluísio Teixeira da Silva
Aluno: Alessandro da Silva Gouveia
ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO
1. De acordo com o Regulamento Interno do Gabinete de Crises da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará – RI/GCRISES/SSPDS/CE, instituído pelo Decreto n.º 25.389, de 23 de fevereiro de 1999:
I. Conceitue crise : Considera-se CRISE, todo incidente ou situação crucial não rotineira, que exija uma resposta especial da Polícia, em razão da possibilidade de agravamento conjuntural, inclusive com risco de vida para pessoas envolvidas, e que possa manifestar-se através de motins em presídios, assaltos a bancos com reféns, sequestros, atos de terrorismo, tentativas de suicídio, ocupação ilegal de terras, bloqueio de estradas, dentre outras ocorrências de vulto, surpreendendo as autoridades e exigindo uma postura imediata das mesmas, com emprego de técnicas especializadas.
II. Aponte três características da crise: 1-Imprevisibilidade; 2-Compressão de tempo; 3-Ameaça de vida-mesmo quando a vida em risco é a do próprio causador da crise.
III. Quais as providências devem ser adotadas pela unidade móvel policial que primeiro atender a uma ocorrência com conotações de crise? A unidade móvel policial que primeiro atender a uma ocorrência com conotações de crise deve de imediato comunicar o fato à autoridade policial militar da área para as devidas providências, dando início, prontamente, ao isolamento do local e à negociação preliminar, cumprindo as demais exigências do Art. 26 do RI.
IV. Defina Gerenciamento de crise: Segundo o Art. 4º, do Decreto n.º 25.389, de 23/02/1999, considera-se "GERENCIAMENTO DE CRISE" o processo eficaz de se identificar, obter e aplicar, de conformidade com a legislação vigente e com o emprego das técnicas especializadas, os recursos estratégicos adequados para a solução de CRISE, sejam medidas de antecipação, prevenção e/ou resolução, a fim de assegurar o