Trabalho de gestão
Atividade Colaborativa Professor Tutor: Dennis Gerevini Pereira
Ferramentas de Gestão: Balanced Scorecard (BSC) e Seis Sigma
Introdução
Com o aumento do nível de exigências dos clientes, as iniciativas de melhoria da qualidade foram necessárias estimular a criatividade; inovar; intensificar o esforço e reduzir a variação dos processos; e, sobretudo, priorizar a satisfação dos clientes em todas as operações.
O Seis Sigma é uma abordagem que vêm se consolidando como uma forma eficiente de crescimento organizacional, decorrente da elevação dos níveis de qualidade e o Balanced Scorecard ele é baseado em quatro perspectivas (financeira, clientes, processos interno, aprendizado/crescimento), formando um conjunto coeso e interdependente com seus objetivos e indicadores se inter-relacionando e formando um fluxo de causa e efeito.
Seis Sigmas
Estratégia Seis Sigma é uma extensão dos conceitos da Qualidade Total com foco na melhoria contínua dos processos, iniciando por aqueles que atingem diretamente o cliente. A estratégia Seis Sigma não é uma proposta inovadora. Ela aproveita todas as iniciativas de qualidade que estão em andamento ou que já foram implantadas na instituição, harmonizando-as e estabelecendo metas desafiadoras de redução de desperdício.
A filosofia que sustenta os Seis Sigmas é a da melhoria contínua e pode ser aplicada a empresas de todos os tamanhos, nos vários ramos de prestação de serviços ou de manufatura, seja de capital público ou privado.
Seis Sigmas também são definidos como uma estratégia gerencial para promover mudanças nas organizações, fazendo com que se chegue a melhorias nos processos, produtos e serviços para a satisfação dos clientes. Diferente de outras formas de gerenciamento de processos produtivos ou administrativos o Seis Sigma tem como prioridade a obtenção de resultados de