Betinha
ALUNAS: RAs:
Andresa F. S. Oliveira 4670741418
Elizabeth Batista Delmiro 3708615463
Gisele de Melo F. Silva 3823685962
Roseli Passareti da Silva 4322780885
Ruth Fernandes Santos 3880754669
Sandra Barbosa da Silva 4488904828
Disciplina: LEITURA E PRODUÇÂO DE TEXTO
Professora: MARINA EXEMPLOS DE GENEROS TEXTUAIS:
NARRATIVA DE AVENTURA
NARRATIVA DE FICÇÃO CIENTIFICA
ROMANCE HISTORICO
CRONICAS LITERARIAS RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVIDA
PALESTRA
SEMINÁRIO
ENTREVISTA DE ESPECIALISTA
CARTA DE LEITOR
PIADA
FABULA
Leitura e Sentidos do texto
Se tentarmos definir leitura pura e simples como é observado nos parâmetros curriculares, e cairmos “num processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de compreensão e interpretação de texto (...)” estaremos certamente delimitando algo que não tem limite. Não tem limite porque a literatura ocupa importância na vida desde sempre, da infância á maturidade, contribuindo para o crescimento pessoal e social.
Muito além de sua concepção, a literatura, prevê segundo o Livro ler e Compreender, a observação nos seus focos, mudando significativamente sua atuação segundos estes. Se o foco é o autor, a literatura é atividade de captação de ideias; se o foco for o texto, a literatura exigirá que o leitor tenha o foco centralizado no texto. Se o foco for mudar, terá como objetivo a interação texto-leitor e a literatura passam a ser produção de sentidos.
A literatura ou a necessidade desta chega até o leitor com finalidades distintas. Seus objetivos podem ser diversificados. O informativo (revista, jornais). Acadêmicos (para aprendizado). Prazerosos (romances, contos), podem servir pura e simplesmente para consulta (dicionários, catálogos) ou mesmo servir de obrigação (manuais).
Resta-nos então ficar atentos aos sentidos do texto