Trabalho de gestão
1- Introdução………………………………………………………………………….Página 01
1.1- Objectivo …………………………………………………………………………...…... 01
2- Origem e evolução da teoria dos jogos…………………………………………………… 02
2.1- Conceitos inerentes à Teoria dos Jogos……………………………………………...…. 04
2.2- Modalidades de jogos……………………………………………………………….…. .06
2.3- Dilema do Prisioneiro……………………………………………………….……...…. ..09
2.4 - Teoria dos jogos e estratégia competitiva…………………………………………...…. 11
3- Como Aplicar a Teoria na Prática…………………………………………………………13
4-Conclusão……………………………………………………………………………...…. .14
5- Bibliografia…………………………………………………………………………...…. ..15
1- Introdução
A Teoria dos Jogos consiste em uma lógica formalizadora dos conflitos e, por isso, estabelece os critérios para a decisão racional em situações competitivas, onde dois ou mais indivíduos dispõem de várias opções frente às quais suas escolhas determinarão um resultado melhor ou pior. Apesar de promover a incorporação das bases da Teoria da Utilidade Esperada com a finalidade de representar o comportamento dos jogadores diante dos riscos provenientes de factores aleatórios, nesta modalidade teórica da Teoria da Decisão, as escolhas de cada jogador participante não são tidas como incertezas. Ao contrário, a premissa remete a um quadro no qual todos os jogadores adoptam um comportamento perfeitamente racional, portanto, previsível.
A noção de jogo é utilizada para representar uma situação em que os agentes de decisão produzem escolhas que são interdependentes com os demais participantes. Em um jogo, cada competidor tende a adequar seu comportamento de acordo com suas próprias habilidades e objectivos, mas não de forma isolada e sim ajustada frente ao comportamento dos demais jogadores.
1.1.- Objectivo
O trabalho tem como objectivo evidenciar os conceitos da Teoria dos Jogos como ferramenta à estratégia dos gestores, tendo em vista a sua aplicação para a formulação de estratégias e na procura de uma