Trabalho de gestão social
Curso Serviço Social
Gestão Social II
Estas questões estão focadas no texto “Crises e oportunidades em tempos de mudança” - Ignacy Sachs, Carlos Lopes, Ladislau Dowbor - Janeiro 2010.
1) Os autores propõem uma evolução para o como fazer, para os mecanismos de gestão correspondentes, para a descoberta das brechas que existem no sistema no sentido da sua transformação. Quais fatores se tornaram centrais para isto?
Os autores consideram muito importante, introduzir, ou reforçar, as tendências de mudança; e citam que para isso a análise dos processos decisórios e a busca de correções tornou-se central. O que emerge como eixo central de reflexão, portanto, é a inadequação dos processos decisórios nas diversas tendências críticas que temos de enfrentar.
2) Como os autores propõem resgatar a capacidade da Gestão Pública?
Os autores propõe resgatar a capacidade da Gestão Pública enfrentando o desafio ambiental no mundo com processos colaborativos e a construção de uma cultura de pactos pelo bem comum, para evitar desastres que afetariam a vida de todos. É indispensável também o resgate da visão sistêmica, da visão ao longo prazo, e dos mecanismos de planejamento; pontuam sobre a construção de outra cultura política.
3) As críticas ao tamanho do setor público refletiram no passado recente uma visão ideológica e conhecimento fragmentado da realidade. Relacione este tema com os estudos da disciplina da Gestão Social II?
O texto coloca que as críticas ao tamanho do setor público refletiram no passado recente uma visão ideológica e conhecimento fragmentado da realidade. Nas palavras de um diretor da École Nationale d’Administration, a famosa ENA, melhorar a produtividade do setor público constitui a melhor maneira de melhorar a produtividade sistêmica de toda a sociedade. O Relatório Mundial sobre o Setor Público, elaborado pelas Nações Unidas em 2005, mostra a evolução que