TRABALHO DE GESTÃO INDUSTRIAL
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 EXEMPLOS DE ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO 5
4 CONCLUSÃO 7 REFERÊNCIAS 8 APÊNDICES 9 APÊNDICE A – Instrumento de pesquisa utilizado na coleta de dados 10 ANEXOS 11 ANEXO A – Título do anexo 12
1 INTRODUÇÃO
Na indústria, a contabilidade aplicada controla os estoques de matérias-primas, as embalagens e os demais materiais ultilizados na produção, os custos indiretos na fabricação, os estoques de produtos em elaboração de produtos acabados e os custos dos produtos vendidos.
Uma empresa industrial no ramo varejista pode ter vários departamentos: administrativos, de vendas, financeiro, de produção. A contabilidade de custos é destinada exclusivamente ao departamento de produção, onde são apenas os gastos incorridos na fabricação do produto, assim como os salários do departamento de produção e a depressiacao das maquinas utilizadas na fabricação dos produtos.
A fabricação de um produto, o setor de produção precisa efetuar diversos gastos: matérias-primas, embalagens, mão de obra direta e indireta, energia elétrica, depreciação, manutenção, aluguel, seguro. Cabe à contabilidade controlar os gastos que envolvem a produção.
É necessário a criação de mecanismos de acompanhamento e controle de custos e resultados de uma organização torna-se indispensável para o funcionamento e crescimento de uma empresa, pois com a redução das margens de lucros e altas cargas tributarias, se não acompanhadas corretamente poderão operar com prejuízo, inviabilizando sua atividade
2 DESENVOLVIMENTO
Desde os idos mais remotos da humanidade, mesmo nas sociedades mais primitivas ou mesmo entre os animais, a busca pelo alívio da dor e pela cura das doenças sempre foi tentada.
Entretanto, a história demonstra que a sociedade, ao adquirir algum grau de desenvolvimento, conhecendo