trabalho de gestão em rh
Depois da fase de seleção de pessoas, processo no qual alguns candidatos foram escolhidos e passaram a fazer parte do corpo funcional da organização, inicia-se a etapa da orientação de pessoas. Para CHIAVENATO 2010, a orientação de pessoas é o primeiro passo para a sua adequada aplicação dentro das diversas atividades da organização, posicionando as pessoas em suas atividades, esclarecendo o papel delas e os objetivos.
Durante o período de seleção de pessoas, o profissional de Recursos Humanos ou Gestão de Pessoas já tem traçado o perfil do colaborador que a organização está desejando para preencher os cargos, porém, nem sempre o candidato tem noção da quantidade e diferenças de vagas que podem está à disposição. O que faz com que a organização seja competitiva é saber usar de forma correta e produtiva o seu pessoal, o que chamamos de competência organizacional. Não é aceito desperdício e nem mau uso dos recursos. Pessoas que tem habilidade em inovar, facilidade para se adaptar a mudanças, sabe aproveitar as oportunidade e solucionar problemas, é o foco das organizações.
Orientar significa determinar a posição de alguém perante os pontos cardeais; encaminhar, guiar, indicar o rumo a alguém; poder reconhecer a situação do lugar em que se acha para se guiar no caminho (CHIAVENATO, 2010). Quando um funcionário é admitido, a primeira coisa a ser feita é tomar conhecimento das informações sobre o cargo a ser ocupado, sua importância dentro do sistema organizacional, os objetivos a serem galgados, metas e resultados as serem obtidos, o rumo a seguir. Caso a própria organização não saiba aonde quer chegar, todo o esforço emitido pelo funcionário não será válido e quando se tem conhecimento de para onde a organização está indo, as pessoas devem ajudar na trajetória. É necessário conhecer a missão, a visão e adaptar-se a cultura organizacional.
Leia mais em: