Trabalho De Gest O Financeira
Os índices de liquidez são extraídos apenas do Balanço Patrimonial e têm como objetivo avaliar a situação financeira da empresa, ou seja, evidenciar a solidez da empresa. A corporação que tem índices de liquidez satisfatórios apresenta boas condições para pagamento de suas dividas, ou seja, os índices de liquidez avaliam a capacidade de pagamento da empresa frente a suas obrigações. Sendo de grande importância para a administração da continuidade da empresa, as variações destes índices devem ser motivos de estudos para os gestores.
As informações para o cálculo destes índices são retiradas unicamente do Balanço patrimonial, demonstração contábil que evidência a posição patrimonial da entidade, devendo ser atualizadas constantemente para uma correta análise. Atualmente estuda-se 4 índices de liquidez:
• Liquidez Imediata
Este índice pode responder à seguinte pergunta: O volume de disponibilidade da empresa é suficiente para cobrir as obrigações em curto prazo?
Geralmente as disponibilidades não são suficientes para cobrir as obrigações de curto prazo, mesmo assim isso não é tão preocupante para a empresa. O disponível são os recursos financeiros disponíveis para a empresa, só que o que acontece é que na maioria das vezes a empresa deixa seus recursos em aplicações financeiras, que exigem certo tempo de carência, no intuito de obter lucros.
A fórmula aplicável para cálculo desse índice é: Disponível dividido pelo Passivo Circulante (PC) e multiplicado por 100, para se obter a percentagem.
Pode-se dizer que Índice conservador, considera apenas caixa, saldos bancários e aplicações financeiras de liquidez imediata para quitar as obrigações. Excluindo-se além dos estoques as contas e valores a receber. Um índice de grande importância para análise da situação a curto-prazo da empresa.
Liquidez Imediata = Disponível / Passivo Circulante
• Liquidez Corrente
Este índice indica se a quantidade de recursos que a empresa tem no ativo circulante