TRABALHO GEST O FINANCEIRA
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 5
3 CONCLUSÃO 8
1 INTRODUÇÃO
O controle Financeiro pode ser o grande problema ou a grande solução de uma organização. Geralmente é a fraqueza de grande parte das micro e pequenas empresas no país, pois de fato, não é fácil estabelecer o controle do dinheiro que entra e sai se não houver controle.
Muitas empresas nascem através de empreendedores que trabalharam por muitos anos em determinado segmento, tem conhecimento do processo operacional e dominam o know-how do negócio. Entretanto, quando o assunto é finanças para Pequenas e médias empresas, por muitas vezes falta o conhecimento necessário, ou ainda, o negócio expande rapidamente e a administração das finanças não acompanha esse crescimento por não possuir a estrutura necessária ou pelo demasiado envolvimento com a produção.
A gestão financeira das pequenas e médias empresas tem por objetivo estabelecer procedimentos e controles que visam melhorar os resultados apresentados pela empresa e aumentar o valor patrimonial do investimento através da geração de lucro operacional. Para tanto, são utilizados procedimentos e controles internos que viabilizam conhecer a saúde financeira, possibilidades de melhoria e suportar a tomada de decisão. Compreende a contabilização dos eventos econômicos, controle da análise de crédito, contas a receber, contas a pagar, fluxo de caixa, captação de recursos, aplicação dos recursos disponíveis e planejamento financeiro e orçamentário, entre outras coisas. Segundo apostila do SEBRAE:
“Para a boa gestão financeira das microempresas, é necessário ir além dos controles internos. Desta forma, também devem ser feitos a análise, o diagnóstico e o acompanhamento finaceiro que possibilitem aos proprietários e sócios a visão do desempenho econômico e finaceiro da empresa.”
Os primeiros passos que a empresa deve tomar em relação à gestão eficiente das finanças é o