Trabalho De Geologia
Discente: Leon Medeiros Faustino
Noções de Geologia
São Gonçalo do Amarante, 04 de Junho de 2015
A geologia (do grego geo: terra, e logos: estudo) basicamente e superficialmente é a ciência que estuda a crosta terrestre, a matéria que a compõe, seu mecanismo de formação, as alterações que está experimentando desde sua origem e a textura e estrutura que sua superfície possui atualmente.
A geologia estuda a origem da formação, da estrutura da composição e das transformações da crosta terrestre. Investiga a ação das forças naturais sobre o planeta e seus efeitos, como a erosão e a desertificação. Analisa também os fósseis e minerais e a topografa dos terrenos. Basicamente, toda grande obra de infraestrutura dentre elas as hidrelétricas, barragens, linhas de metrô, ou pontes, túneis, viadutos, e edifícios, exigem a atuação da geologia para analisar o solo e as rochas, e também elaborar o estudo de impacto ambiental
O simples falo de que toda obra de engenharia civil está sempre, no todo ou em parte, em contato com rochas ou solos é argumento mais que suficiente para mostrar a importância do facilitar a sua atuação profissional. O conhecimento das condições geológicas de uma área na qual se pretenda implantar uma obra de engenharia possibilita redução de custos e prazos de entrega, facilita o acesso a materiais de construção, favorece a utilização de menores coeficientes de segurança e cria a possibilidade de prevenção e correção de quaisquer problemas de estabilidade que possam vir a ocorrer. Dentre as condições geológicas específicas de interesse para engenheiro civil pode-se citar: composição e propriedade dos solos; composição e descontinuidades das rochas; condições de águas subterrâneas; condições de relevo; materiais de construção presentes e suas propriedades; características de estabilidade dos terrenos; e condições de desmonte e escavação dos terrenos.