TRABALHO DE GEOGRAFIA
Boa Vista – PB
Disciplina: Geografia
Professor: Luciano Lins
Série: 9º ANO Turma: “A”
Alun@: Delane Virginio Vieira Nº: 11
Pesquisa Sobre:
“LEVANTAMENTO DE PROBLEMAS AMBIENTAIS POR CONTINENTE”
1. CONTINENTE EUROPEU – DESMATAMENTO: Na Europa, o desmatamento teve início na Idade Média, quando o homem já derrubava florestas para expandir as terras cultiváveis. A devastação das florestas tropicais em ritmo vertiginoso, no entanto, começou muito mais tarde. No início da década de 1990, elas representavam apenas nove dos 16 milhões de quilômetros quadrados de superfície originalmente ocupados.
Resultado do emprego de técnicas agrícolas e pecuárias ultrapassadas, a devastação afeta principalmente as nações do chamado Terceiro Mundo, mas, do ponto de vista das consequências climáticas e ambientais, os prejuízos são universais. O mais importante talvez seja a perda irreversível da diversidade biológica. Acredita-se que as florestas tropicais abriguem metade das espécies do planeta, algumas com propriedades medicinais e outras resistentes a pragas, cujo material genético pode ser aproveitado para a melhora de outras espécies. Nos países industrializados, a tendência de recuperação das florestas ao longo das últimas décadas do século XX, principalmente na Europa, revelava a preocupação em conter os efeitos do desmatamento. No mesmo período, o reflorestamento no Terceiro Mundo ainda era inexpressivo se comparado às áreas devastadas. Estimava-se em 5,9 milhões de quilômetros quadrados a superfície de florestas em todo o mundo que seria transformado em fazendas, estradas e cidades na primeira metade do século XXI.
FONTE: www.biomania.com.br/bio/conteudo.asp?cod=2305
2. CONTINENTE AFRICANO - SECA, FOME, DESMATAMENTO:
2.1 SECA: Na África, aproximadamente, morre uma criança a cada quinze segundos, porque não tem acesso à água potável e a seca está a agravar-se cada vez mais. A seca devastadora e, o que