Trabalho De Geografia
Ministério da Educação
Escola do IIº Ciclo Puniv-Sapú-Belas
Trabalho De Geografia
Tema: A Temperatura e a Pressão Atmosférica
1. A temperatura atmosférica
Na secção anterior, vimos que o calor da atmosfera provém da energia do Sol, ou seja, da radiação solar.
No entanto, convém clarificar que a radiação solar passa pela atmosfera sem produzir uma alteração sensível da temperatura do ar, pois a esfera gasosa que envolve o nosso planeta apenas absorve 17% do calor transmitido por essa mesma radiação.
Da energia solar que atinge a superfície da terra, uma parte sofre reflexão e a restante é absorvida. A proporção de energia refletida pela superfície terrestre designa-se por albedo. Como na terra encontramos superfícies de natureza diferente, o albedo é também variável. Assim, as superfícies mais claras, como as calotes polares e os desertos de areia, refletem mais energia e, por isso, têm um albedo mais elevado, enquanto nas superfícies mais escuras, como nas florestas, a reflexão é menor e, por conseguinte, o seu albedo é mais baixo.
A energia solar absorvida pelo solo e pelos oceanos é, em seguida, irradiada em comprimentos de ondas maiores. Estas radiações de ondas maiores ( infravermelhos ) perder-se-iam no espaço se fosse pela presença dos gases com efeito de estufa: vapor de água, dióxido de carbono, metano, oxido nitroso e ozono que as absorvem nas camadas baixas de atmosfera.
Deste modo, a atmosfera recebe a maior parte do seu calor indiretamente do sol e diretamente da terra.
2. Fatores que influenciam a temperatura do ar atmosférico
Qualquer pessoa é sensível às mudanças do estado do tempo e consegue, com relativa facilidade, perceber que a temperatura atmosférica varia. Esta verifica-se no mesmo lugar e também em lugares diferentes, podendo ser durante o dia ou ao longo do ano.
Esta variação de temperatura atmosférica é condicionado por um conjunto de fatores que a influenciam, tais como a latitude, a