Trabalho De Geografia
O clima de Montanha é aquele que ocorre nas regiões marcadas pela presença de cadeias de montanhosas de 2.400 a 3.000 metros de altitude e pode ser encontrado, principalmente, nas seguintes regiões: Alpes (Europa), Montanhas Rochosas (Estados Unidos), Cordilheira dos Andes (América do Sul), Cáucaso (sudeste da Europa), Himalaia (Ásia) e o Monte Everest (Nepal).
A umidade relativa do ar varia de acordo com o lado em que o vento bate sendo deste lado de 80 a 90% e nos lado em que o vento não bate 40 a 50%. Nas áreas da montanha acima de dois mil metros de altitude e principalmente nos picos há presença de neve o ano todo. Nestas áreas, as temperaturas são baixíssimas com uma média anual de 5 a 15 graus Celsius, o ar é rarefeito (pouca quantidade de oxigênio) e não há presença de vegetação ou vida animal a partir de 3.000 metros de altura, apenas rochas nuas e uma neve perpétua, em altitudes um pouco mais baixas podemos perceber apenas uma vegetação rasteira como gramíneas, musgos e liquens.
Frio Polar
O clima polar está presente em diversos locais do planeta e é conhecido não apenas por temperaturas frias o ano inteiro, como também em virtude da fauna peculiar encontrada nas regiões. Está presente nas costas do Ártico, na Antártida, Patagônica, Groenlândia e em algumas partes do território canadense, de forma principal na região norte.
As regiões polares do planeta apresentam uma temperatura média de -30 graus Celsius e no verão a temperatura de -10 graus Celsius o que por consequência faz com que o gelo perca consistência e aumente os níveis do mar. Praticamente não chove nas regiões de clima polar. O que ocorre é a queda de neve, numa quantidade média anual de 150 milímetros. A umidade relativa do ar fica em torno de 70% no inverno e 80% no verão e os ventos são intensos espalhando a neve. A biodiversidade das regiões polares se consiste em animais com pelos grossos ou penas que os protegem das temperaturas abaixo de zero