Trabalho de Geografia
Fabiana de Souza Lemos
Jonathan de Souza Silva
Liara Victória Gattolini Biluca
Lucas Arruda de Oliveira
Vinícius Seravo Triques
ESPAÇO E MÉTODO
Milton Santos
1. O ESPAÇO E SEUS ELEMENTOS: QUESTÕES DE MÉTODO
De acordo com Milton Santos, o conceito de espaço deve ser visto dentro de uma totalidade, mas, para isso, devemos analisá-lo através de suas partes, que podem ser fragmentadas e posteriormente reconstruídas dentro desse todo. Essas partes são os elementos que compõem o espaço.
Esses elementos devem ser discutidos, pois são definidos de várias formas. Por teóricos, são vistos como "base de toda dedução", como também um lugar que sua propriedade é a força e não extensão, dotados de estrutura interna e até a "unidade básica de um sistema". Seguindo esses pressupostos, os elementos do espaço seriam: os homens, as firmas, as instituições, o meio ecológico e as infraestruturas.
O fato de esses elementos serem numerados mostra que eles são intercambiáveis e redutíveis uns aos outros, e isso aumenta com o desenvolvimento histórico. Isso faz com que os homens apareçam também como firmas ou instituições, da mesma forma que as instituições aparecem como firmas e vice e versa. Esse último caso são as transnacionais que afetam a criação de normas sociais e chegam a intervir na economia dos cidadãos, competindo com o Estado.
Os estudos das interações entre os diversos elementos é um dado fundamental da análise. A interação supõe uma independência funcional entre os elementos na medida em que função é ação. Analisando essa interação conseguimos encontrar a totalidade social, pois cada ação é constituída por um resultado do processo social.
De acordo com o autor, os elementos – homens, firmas, instituições, suporte ecológico, infra-estrutura – são na verdade conceitos.
O conceito, por sua vez, só se torna algo real se for atual, ou seja, os elementos, que são os conceitos a cima citados devem ser analisados e compreendidos levando-se em consideração sua