Trabalho De Geografia
Nome: Arthur César Freitas e Caio Sixel
Turma : 2MA
Juiz de Fora:
Inicialmente Juiz de Fora começou seu desenvolvimento a partir do ouro, ou seja, ela estava na rota na qual o ouro era transportado, sendo levado de Ouro Preto para o Rio de Janeiro (1703). Posteriormente Juiz de Fora se baseava na agricultura como a maior parte das cidades brasileiras (agrário-exportador), no caso desta, a produção de café.
Com a chegada da revolução industrial, ocorreram mudanças na cidade, sua economia mudou e passou a ser pelo transporte da mineração, com o auxilio de uma ferrovia que foi construída.
Avançando um pouco na história, uma hipótese para o desenvolvimento de Juiz de Fora de 1991 até os dias de hoje podem ser pensadas devido aos fatos de: criação de indústrias (ex: Arcelormittal), universidades, boa qualidade de vida, comércio etc. Com esses fatores, irá propiciar a evolução da renda, pois as pessoas irão procurar empregos, assim, acumulando e fazendo com que o capital circule com mais intensidade. A longevidade e a educação estão praticamente quase interligadas, pois com a criação de universidades a escolaridade aumenta, aumentando o nível de educação e consequentemente aumenta a qualidade de vida, devido à criação de remédios, higienização, nova médicos surgindo e assim aumentando a longevidade.
Macaé:
Sobre Macaé, não foi muito diferente de Juiz de Fora, sua evolução tanto na renda, na longevidade quanto na educação foram bastante parecidas, mas, se diferenciando nos seguintes aspectos: antigamente a economia de Macaé girava em torno da pesca (1970). Com a queda desse monopólio em 1997 Macaé começou a evoluir e assim sua economia teve um aumento de 600% devido à criação de indústrias de petróleo e de gás. Depois foi sendo criadas universidades, tal como a UFRJ-Macaé. Com esses aspectos podemos dizer que estes influenciaram o crescimento da cidade, pois pessoas migravam para lá em busca de oportunidade de vida, empregos, oportunidade