Trabalho de Geografia
O globo terrestre, por conseguinte, é uma esfera cuja superfície apresenta a disposição que as terras e os mares têm no planeta Terra. Trata-se de um modelo tridimensional à escala do nosso planeta que se usa com fins científicos, educativos, lúdicos ou ornamentais.
Um globo terrestre, construído por Martin Behaim em 1492, é o mais antigo dos que se conservam atualmente. O primeiro globo terrestre com representação das terras que os europeus conheceram das viagens de Cristóvão Colombo e outros exploradores de 1507 e corresponde a Martin Waldeseemüller.
o globo terrestre situa-se num suporte em ângulo. Desta forma, pode representar o ângulo planetário perante o sol e a rotação da Terra, o que ajuda a visualizar como passam os dias.
Mapa
Trata-se de uma representação gráfica e métrica de uma porção de território sobre uma superfície bidimensional, geralmente plana, embora também possa ser esférica como é o caso dos globos terrestres.
Graças às suas propriedades métricas, o mapa permite tirar medidas de distâncias, superfícies e ângulos, com resultados praticamente exatos. Por isso, os mapas constituem uma importante fonte de informação e permitem desenvolver diversas atividades humanas com base nos dados que eles proporcionam.
Planisfério
Os historiadores estão convencidos de que foi Tales de Mileto quem elaborou o primeiro planisfério (mapa-múndi) no qual o mundo estava representado como um disco a flutuar sobre a água. Aristóteles, no que lhe diz respeito, foi o primeiro a medir o ângulo de inclinação relativamente ao Equador, levando assim, com o evoluir do tempo, o Homem a chegar à conclusão de que a Terra é esférica, isto é, redonda.
Um planisfério é uma esfera celeste planificada que deixa à mostra apenas a parte do céu que é visível ao longo do ano em uma determinada região da Terra.
A aparência do céu visível em um determinado lugar depende da hora do dia, da época do ano, e da latitude