INTRODU O Gastrointestinal
Iremos falar este trabalho sobre o sistema gastrointestinal, sua manifestação clinica, fatores de risco, cuidados da enfermagem e tratamento.
O sistema digestório é constituído pelo tubo digestivo e por anexos. O tubo digestivo apresenta estruturas realmente tubulares, como o esôfago e o intestino, e estruturas não-tubulares, como a boca e o estômago. Os anexos são representados por glândulas salivares, fígado, pâncreas, vesícula biliar e glândulas intrínsecas (localizadas na parede do próprio tubo).
A parede do tubo digestivo apresenta as seguintes camadas, da superfície externa para a interna: serosa, camada muscular longitudinal, camada muscular circular, submucosa (contendo glândulas) e mucosa. Entre a musculatura longitudinal e a circular, encontra-se o plexo nervoso mioentérico, cujos dendritos chegam até a serosa para captar a distensão e a compressão. Na submucosa, há o plexonervoso submucoso.
DESENVOLVIMENTO
Sistema Digestório
É um sistema que se inicia na cavidade oral e percorre um trajeto que compreende esôfago, o estômago, o intestino delgado, o intestino grosso, o reto e o ânus, Tem a função de transformar os alimentos ingeridos em substâncias menores e aproveitáveis pelas células.
O processo fisiológico da digestão inicia-se na boca, com a ingestão dos alimentos, e a mastigação, sob a ação inicial da água e das enzimas salivares (ptialina, mucina e lisozima). Na deglutição os alimentos atravessam o esôfago (peristaltismo) e são conduzidos pela sondas peristálticas até o estômago, onde sofrem a ação do suco gástrico (água, ácido clorídrico, pepsina, gástrica e eletrólitos), depois seguem o trânsito intestinal. No duodeno os sais biliares (colesterol e lecitina) do fígado e o suco pancreático (tripsina, lípase e amilase) do pâncreas atuam nos alimentos, facilitando a sua absorção no intestino delgado. Essas reações consistem na quebra das grandes moléculas de açúcares, proteínas e gorduras em moléculas menores, que