Trabalho De Geografia
EM QUE VIVE
Santa Bárbara d’Oeste
INTRODUÇÃO
A fundação de Santa Bárbara d’Oeste remonta ao início do século
XIX, com a abertura de uma estrada entre Campinas e Piracicaba. A partir daí, lotes de terras começaram a ser vendidos, o que atraiu para a região Dona Margarida da Graça Martins, a fundadora da cidade. O município cresceu e se desenvolveu especialmente em função da agricultura, mas que a partir da década de 1970 começou a ficar para trás, pois parques industriais começaram a ser implantados. Alguns distritos, foram criados especialmente para essa finalidade e o desenvolvimento acentuou-se na indústria e comércio. Com uma população que se aproxima de 200 mil habitantes, Santa Bárbara d’Oeste, definitivamente, ocupa seu espaço e assume o papel como uma das cidades médias que mais se destacam no Estado de São
Paulo. A busca do crescimento sustentável, a preservação da história e a manutenção da qualidade de vida não são apenas objetivos, mas síntese de uma realidade na qual estão inseridos seus cidadãos.
Alguns
distritos, foram criados especialmente para essa finalidade e o desenvolvimento acentuou-se na indústria e comércio. Com uma população que se aproxima de 200 mil habitantes, Santa Bárbara d’Oeste, definitivamente, ocupa seu espaço e assume o papel como uma das cidades médias que mais se destacam no Estado de São Paulo. A busca do crescimento sustentável, a preservação da história e a manutenção da qualidade de vida não são apenas objetivos, mas síntese de uma realidade na qual estão inseridos seus cidadãos.
HISTORIA
Em princípios do século XIX, aproximadamente em
1810, uma estrada ligando a freguesia de Santo
Antônio de Piracicaba à Vila de São Carlos de
Campinas foi aberta, em local ainda sertão, conhecido como "Região dos Toledos".
Farta em águas, coberta por densas matas e apresentando qualidade de solo excepcional para cultivo, a região começou a ser procurada por sesmeiros e sitiantes.
CAPELA DE SANTA BÁRBARA