Trabalho de Geografia
Deficit habitacional se refere ao número de cidadãos vivendo sem moradia adequada. No Brasil, o deficit habitacional é de 7,2 milhões de moradias concentradas com 40% no Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Tal deficit cresceu 27% nós últimos anos e as consequências são: aglomerações de assentamento irregulares como loteamento clandestino, favelas, cortiços e ocupações em espaços públicos. Na ultima década o número de favelas cresceu três vezes mais que a população, sendo maiores em São Paulo, Rio de Janeiro e Belém. Sendo que a maior causa são os moradores rurais virem para a cidade em busca de maior expectativa de vida.
Um estudo da ONU estima que na América Latina o deficit habitacional chega a 51 milhões de habitantes.
Desenvolvimento
Déficit habitacional.
Déficit habitacional é quando há uma quantidade de cidadãos sem moradia adequada numa determinada região. A moradia inadequada é classificada como a moradia que foi construída com materiais não duráveis, a coabitação ou quantidade de pessoas excessiva e pelo fato de uma moradia não ser construída para habitação.
Somam-se ao déficit habitacional a violência urbana, a poluição, o trânsito e a deficiência dos serviços urbanos. No Brasil, o déficit habitacional é de 7,2 milhões de moradias concentradas com 40% no Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Tal déficit cresceu quase 17% nos últimos anos e as conseqüências são: as aglomerações de assentamentos irregulares como loteamento clandestino, favelas, cortiços e ocupações em espaços públicos.
Na última década, o número de favelas cresceu três vezes mais que a população brasileiros sendo maiores em São Paulo, Rio de Janeiro e Belém. Sendo que a maior causa é os moradores rurais virem para a cidade em busca de melhor expectativa de vida.
O que são Políticas Públicas?