A AQUISI O DA LINGUAGEM PARA CRIAN AS SURDAS
A comunicação oral é predominante entre os humanos, mas com a existência de determinadas deficiências como a auditiva são necessárias adaptações na forma de comunicar-se, tornando assim o mundo mais próximo das pessoas que veem (têm) suas deficiências como obstáculos.
Assim é de indubitável importância para a criança surda que ela e que todas as pessoas tenham acesso à linguagem de sinais, pois para ela é necessário outra opção para tornar possível o entendimento entre ela e qualquer outra pessoa, fazendo desta linguagem sua principal.
Sabe-se que a aquisição da linguagem espaço-visual para criança é muito mais eficiente quando precocemente inserida, e evidente que a linguagem torna o individuo mais acessível ao meio já que a linguagem oral não o permitiria entender e ser entendido com tanta eficácia.
Já o diagnostico quando constatado é necessário que haja o contato com LIBRAS, com um bom professor, ouvintes e surdos para que tenha um bom desempenho neste processo, para melhor se relacionarem com as outras pessoas. Há escolas, universidades, associações de surdos que disponibilizam este aprendizado para a criança e pais.
A aquisição da linguagem Oral é análoga a de Sinais, portanto para crianças surdas esta é a sua linguagem natural. A partir desta concepção são dados direitos aos deficientes auditivos, descritos abaixo:
DIREITOS LINGUISTICOS DA CRIANÇA SURDA
Todos têm direito de identificação com a língua materna;
Todos têm direito de aprender a língua materna completa nas suas formas oral e escrita.
Todos têm direito de usar a sua língua materna em todas as situações oficiais;
Que as mudanças da língua oficiais sejam voluntarias e não impostas.
Referencias: http://www.cifa.org.br/gestionale/upload/cms/elementi_portale/documentale/Aquisi%C3%A7%C3%A3o_da_linguagem_em_crian%C3%A7as_surdas.pdf http://penta2.ufrgs.br/edu/telelab/edusurdos/linguage.htm