Aquisi O Da Linguagem Pela Crian A Surda
A linguagem é expressão cultural presente em nosso dia a dia e uma das principais características diferenciam os seres racionais dos irracionais. Ela serve para interagirmos e principalmente para nos comunicarmos.
Diversos autores utilizam os temos linguagem, língua, fala e signo. De acordo com Saussure (1991) a linguagem é formada pela língua e fala. A língua é um sistema de regras abstratas composta por elementos significativos inter-relacionados.
Segundo esse autor, a língua, é o aspecto social da linguagem, pois é compartilhada por todos os falantes de uma comunidade linguística e foi considerada o objeto de estudos da Linguística. Já a fala, é o aspecto individual da linguagem, são as características pessoais que os imprimem na sua linguagem.
Vygotsky percebe a linguagem além de uma forma de comunicação, mas também como função reguladora do pensamento, onde a fala tem conotação de ação e envolve o contexto. De acordo com GOLDFELD (2002):
O importante é ter noção de que o termo fala não se refere ao ato motor de articulação dos fonemas e sim à produção do falante que deve ser sempre analisada na relação de interação, no diálogo. O termo linguagem tem um sentido bastante amplo, linguagem é tudo que envolve significação, que tem um valor semiótico e não se restringe apenas a uma forma de comunicação. É pela linguagem que se constitui o pensamento do indivíduo. Assim, a linguagem está sempre presente no sujeito, mesmo nos momentos em que este não está-se comunicando com outras pessoas. A linguagem constitui o sujeito, a forma como este recorta e percebe o mundo e a si próprio.
Para Bakhtin, preocupar-se com os aspectos linguísticos não é suficiente para o diálogo e acrescenta o aspecto contextual e social. Para o autor a língua é a ligação entre o psiquismo e a ideologia e formam uma relação dialética indissolúvel. Logo, a língua (diálogo), é o instrumento que permite ao individuo receber a ideologia de sua comunidade e também lhe