TRABALHO DE GEOGRAFIA
Um desastre é um destruimento social que pode afetar um indivíduo, uma comunidade, ou um país.
A extensão dos danos à propriedade ou do número de vítimas que resulta de um desastre natural depende da capacidade da população a resistir ao desastre. Esta compreensão é cristalizada na fórmula: os "desastres ocorrem quando os perigos se encontram com a vulnerabilidade.
Em 2000, as Nações Unidas lançaram a Estratégia Internacional para a Redução de Desastres (ISDR) para dirigir-se às causas subjacentes da vulnerabilidade e para construir comunidades resistentes a desastres promovendo o aumento na consciência das pessoas para a importância da redução de desastres como um componente integral de um desenvolvimento sustentável, com o objetivo de reduzir as perdas humanas, sociais, econômicas e ambientais devido aos perigos de todos os tipos.
Índice
[esconder]
1 Fenômenos naturais comuns que podem resultar em desastres naturais
1.1 Afundamento e colapso
1.2 Ciclones, furacões ou tufões
1.3 Deslizamento ou escorregamento de terra
1.4 Inundações
1.5 Tempestades
1.6 Tornados
1.7 Outros fenômenos
2 Prevenção de desastres naturais no Brasil
3 Referências
Fenômenos naturais comuns que podem resultar em desastres naturais[editar | editar código-fonte]
Como o próprio nome diz, um desastre natural sempre está vinculado à ocorrência de determinados fenômenos naturais. Estes fenômenos podem ser de ordem climático/meteorológica, geológica, biológica ou astronômica. Também podem se dar em decorrência da combinação de dois ou mais