TRABALHO DE GEOGRAFIA VILHENA
Vilhena está localizada na porção sul-leste do estado, na microrregião de Vilhena e na mesorregião do Leste Rondoniense, numa área de baixo planalto, com uma pequena inclinação em direção aos cursos d'água.
Localiza-se a uma latitude 12º44'26" sul e a uma longitude 60º08'45" oeste, estando a uma altitude de 612 metros. Possui uma área de 11.519 km² representando 4,8% do estado, seu território tem como limite as cidades de: Espigão d'Oeste ao noroeste, Chupinguaia, Pimenta Bueno ao oeste e Colorado do Oeste ao sul.
O tipo de clima é o tropical com estação seca, quente e úmido, com friagens no meio do ano que chegam a 7 °C. Em 1975, durante a friagem, foi registrada a menor temperatura da história do estado de Rondônia, os termômetros marcaram -0,5 ºC e houve geada. O período chuvoso vai de setembro a maio. A temperatura média anual é de aproximadamente 23 °C.
A altitude elevada proporciona ventos constantes que mantém a sensação térmica baixa, mesmo com o céu aberto.
Solo e vegetação
O solo é classificado como latossolo vermelho/amarelo (LVA), com areia distrófica.
Grande parte é coberta por densa floresta equatorial.
Além das florestas, cerrados e os campos limpos também fazem parte da vegetação.
Hidrografia
A Chapada dos Parecis, em Vilhena, constitui-se em um dos mais importantes centros dispersores de água do estado, nascendo os rios Iquê, Roosevelt (afluente do rio Aripuanã), Barão do Melgaço, Pimenta Bueno - Apediá, Vermelho, Ávila, Cabixi, Piracolino e Pires de Sá.
ECONOMIA
As principais atividades econômicas são a agricultura, pecuária, comércio e prestação de serviços.
O PIB da cidade é de R$ 1.109.446,00 e o PIB Per capita R$ 16.218,78.
SETOR PRIMÁRIO
AGRICULTURA
A produção agrícola é bem diversificada, com plantações de milho, feijão, soja, arroz, trigo, dentre outros. Dentre estes produtos, destacam-se o arroz, o milho e a soja, que são comercializados pelos grandes e médios produtores locais, diretamente com as empresas