Trabalho de Geografia - tigres asiaticos
Tigres Asiáticos
O que são Tigres Asiáticos:
Tigres Asiáticos é a denominação de um grupo constituído por Coreia do Sul, Cingapura, Taiwan e Hong Kong, quatro regiões localizadas no sudoeste da Ásia, que em um curto espaço de tempo conquistaram uma elevada expansão econômica.
O Japão foi o país que iniciou o ciclo de crescimento econômico ao apostar fortemente na estratégia de exportação de produtos para outros países e fraco incentivo à importação. O sucesso econômico japonês impulsionou e serviu de modelo para o crescimento das economias dos Tigres Asiáticos a partir da década de 1980.
O termo “tigre” denota a ideia de força, robustez, domínio. Essas características foram atribuídas às economias dos “Tigres”, simbolizando as nações que cresceram com a implantação de um modelo econômico que aposta nas exportações.
Outras nações surgiram com a designação “Tigre”:
Novos Tigres Asiáticos (ou Tigres Asiáticos de Segunda Geração) formados pelas Filipinas, Indonésia, Malásia e Tailândia.
Tigres Bálticos, três países europeus formados por Estônia, Letônia e Lituânia.
Outro aspecto interessante de sua política de reestruturação foi que, ao contrário das nações da Europa, o crescimento japonês se deu às margens do capital americano embora desde a década de 60 o Japão exportasse eletrônicos e outros artigos para os EUA.
O fato é que o investimento na educação e na infra-estrutura de transportes, assim como a desvalorização do iene (fazendo com os produtos japoneses ficassem mais baratos que os outros no exterior) impulsionaram a economia local que continuou evoluindo e teve grande importância na criação do bloco econômico da bacia do Pacífico.
Contudo, os Tigres Asiáticos não formam um novo bloco econômico com bases institucionais constituídas, como a União Européia ou o Mercosul, mas isso não diminui a importância e a dinâmica do grupo quanto às questões econômicas, comerciais e políticas da região.
Tanto é que a Austrália