Blocos econômicos
- ALCA (Área de livre comércio das Américas)
Data de criação: 1994
Objetivos: Eliminar, paulatinamente, as barreiras alfandegárias entre os países.
Países membros: Brasil, Chile, Argentina, Equador, Venezuela, Colômbia, Uruguai, Antígua e Barbuda, Trinidad e Tobago, Bahamas, México, Panamá, Suriname, Guiné, Peru, Bolívia, Honduras, Belize, Guatemala, Nicarágua, El Salvador, Granada, Barbados, Estados Unidos, Canadá, Jamaica, Haiti, Costa Rica, Dominica, República Dominicana, São Cristóvão e Nevis, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Paraguai.
ALCA (Área de livre comércio das Américas) surge em 1994 com o objetivo de eliminar as barreiras alfandegárias entre os 34 países americanos, em função do bloqueio econômico que sofre imposto pelos Estados Unidos, Cuba não faz parte deste acordo. O prazo mínimo para a sua formação é de 7 anos, quando poderá transformar-se em um dos maiores blocos comerciais do mundo. Com o PIB total de 12,5 trilhões de dólares (maior que o da União Européia - U.E.), os países da ALCA somam uma população de 850 milhões de habitantes, o dobro da registrada na U.E. Na prática, sua formação significa abortar os projetos de expansão do MERCOSUL e estender a NAFTA para o restante das Américas.
- NAFTA (North American Free Trade Agreement ou Acordo de Livre Comércio da América do Norte)
Data de criação: Foi ratificado em 1993, entrando em funcionamento no dia 1º de janeiro de 1994.
Objetivos:
- Garantir aos países participantes uma situação de livre comércio, derrubando as barreiras alfandegárias, facilitando o comércio de mercadorias entre os países membros;
- Reduzir os custos comerciais entre os países membros;
- Ajustar a economia dos países membros, para ganhar competitividade no cenário de globalização econômica;
- Aumentar as exportações de mercadorias e serviços entre os países membros.
Países membros: Estados Unidos, Canadá e México.
O NAFTA é um instrumento de