Estopim da 1° guerra mundial
Bluetooth
O Bluetooth é uma especificação industrial para áreas de redes pessoais sem fio (Wireless personal área networks – PANs) que provê uma maneira de conectar e trocar informações entre dispositivos como telefones celulares, notebooks, computadores, impressoras, câmeras digitais e consoles de videogames digitais através de uma freqüência de rádio de curto alcance globalmente não licenciada e segura. Ele é comumente usado para transferir dados de áudio para/de celulares (por exemplo, com um fone sem fio) ou transferir dados entre computadores de bolso (transferência de arquivos).
Bluetooth é um protocolo padrão de comunicação primariamente projetado para baixo consumo de energia com baixo alcance baseado em micro chips transmissores de baixo custo em cada dispositivo. Que possibilita a comunicação desses dispositivos uns com os outros quando estão dentro do raio de alcance. Esses dispositivos usam um sistema de comunicação via rádio, por isso não necessitam estar na linha de visão um do outro, e podem estar até em outros ambientes, contanto que a transmissão recebida seja suficientemente potente. A transmissão de dados permite que um dispositivo detecte o outro independente de suas posições, desde que estejam dentro do limite de proximidade. Para que seja possível atender aos mais variados tipos de dispositivos, o alcance máximo do Bluetooth foi dividido em três classes:
Classe 1: potência máxima de 100 mW, alcance de até 100 metros;
Classe 2: potência máxima de 2,5 mW, alcance de até 10 metros;
Classe 3: potência máxima de 1 mW, alcance de até 1 metro.
Isso significa que um aparelho com Bluetooth classe 3 só conseguirá se comunicar com outro se a distância entre ambos for inferior a 1 metro, por exemplo. Neste caso, a distância pode parecer inutilizável, mas é suficiente para conectar um fone de ouvido a um telefone celular pendurado na cintura de uma pessoa. É importante frisar, no entanto, que dispositivos