Trabalho de gado de corte
RAÇAS
TABAPUÃ
Os animais desta raça são de grande porte. Sua pelagem é de coloração branca ou cinza, com variações de tonalidade; os pelos são finos, curtos e sedosos, a pele é preta, fina, oleosa e flexível. A cabeça é de comprimento e largura médios, em forma de ogiva, oval ou circular, sendo mais curta nos machos e mais comprida nas fêmeas; o perfil é subconvexo ou retilíneo; formando nos machos uma leve convexidade entre os olhos e a marrafa; a fronte é relativamente larga nos machos e mais estreita nas fêmeas. O pescoço é musculoso nos machos e mais delicado e comprido nas fêmeas, a barbela se inicia no maxilar inferior e acaba no umbigo, sendo bem desenvolvida, solta e pregueada.
Os membros anteriores são curtos e com bons aprumos; os membros posteriores possuem coxas e pernas com musculatura bem desenvolvida, as extremidades são curtas e bem aprumadas, os cascos são escuros e bem conformados, a bainha é média e voltada para frente, o prepúcio é médio e firme, a bolsa escrotal possui tamanho médio e os testículos são simétricos, a vulva é normal, o úbere possui desenvolvimento médio, com tetos bem separados entre si. Possui temperamento vivo e manso, sendo muito semelhante ao do Brahman.
Aptidão
Esta raça destaca-se pela mansidão, boa produção leiteira, fertilidade, boa qualidade da carne e adaptabilidade a várias regiões. No entanto, sua criação é voltada para corte, pois possui características muito favoráveis para esta finalidade. É também muito usada nos cruzamentos com outras raças, gerando animais rústicos e de boa produtividade.
Características indesejáveis da raça:
Perfil convexo ou côncavo;
Crista exagerada na fronte em machos;
Olhos com exoftalmia e cílios brancos;
Orelhas excessivamente grandes ou curtas;
Lábio leporino;
Barbela reduzida;
Peito pouco profundo;
Dorso deprimido e costelas pouco arqueadas;
Umbigo muito grande e pendurado;
Ancas e garupa excessivamente estreitas e caídas;
Vassoura da