ATENCÃO SAUDE PESSOA/FAMILIA EM SITUAÇÃO DE RISCO. ASPFSR -Enfermagem

1978 palavras 8 páginas
Choque
1) Qual a definição de choque?
R) Choque são situações que levam a uma má perfusão tissular. Conseqüente à perfusão insuficiente ou inadequada.
2) Como se dá as manifestações e se tratado de forma rápida o que se evita?
R) Manifestações: Hipertensão arterial PAM 400 ml/24 hrs Oligúria < 400 ml/24 hrs Anúrica < 100 ml/24 hrs

2) Fisiologia da funão renal:

R) Os capilares glomerulares são relativamente impermeáveis as grandes proteínas plasmáticas e muito permeáveis à água e solutos menores como os eletrólitos, aminoácidos, glicose e resíduos nitrogenados.

3) Pressão hidrostática:

R) É a pressão do sangue contra as paredes vasculares. O sangue é literalmente espremido para dentro de um espaço cada vez menor, forçando a água e pequenas partículas de soluto do plasma a exsudarem para a cápsula de Bowmam (filtrado).

4) Complete: R) O movimento do exsudato para dentro da cápsula de Bowmam é denominado FILTRAÇÃO GLOMERULAR e o material que penetra na cápsula de Bowmam é chamado de FILTRADO. A velocidade em que o filtrado se forma é denominada ÍNDICE DE FILTRAÇÃO GLOMERULAR (IFG) (125 ML/MIN).

5) Quais os principais fatores que influenciam o IFG?

R) pH do sangue PO do filtrado (pressão osmótica) Hipoproteinemia (fome)
A medida que o filtrado glomerular passa através dos túbulos proximais 80% da água e eletrólitos, glicose, proteínas e a maior parte dos aminoácidos são reabsorvidos e produtos residuais nunca é reabsorvido; é liberado na urina em forma concentrada.

6) A IRA pode acontecer após um evento conhecido como:

R) Transfusões de sangue; Sepse; Pós-operatório; Procedimentos diagnósticos e terapêuticos.

7) Os rins recebem um grande fluxo de sangue, aproximadamente um quarto de DC. Suas funções são importantes na preservação da vida, como:

R) Manutenção do balanço hídrico; Composição dos fluidos corporais; Manutenção, juntamente com os pulmões do equilíbrio ácido-básico;

Relacionados