Trabalho de física
3ª série / Ensino Médio
1) Em nosso cotidiano usamos as palavras "calor" e "temperatura" de forma diferente de como elas são usadas no meio científico. Na linguagem corrente, calor é identificado como "algo quente" e temperatura mede "a quantidade de calor de um corpo". Esses significados, no entanto, não conseguem explicar diversas situações que podem ser verificadas na prática. Do ponto de vista científico, que situação prática mostra a limitação dos conceitos corriqueiros de calor e temperatura?
A. ( ) A temperatura da água pode ficar constante durante o tempo que estiver fervendo.
B. ( ) Uma mãe coloca a mão na água da banheira do bebê para verificar a temperatura da água.
C. ( ) A chama de um fogão pode ser usada para aumentar a temperatura da água em uma panela.
D. ( ) A água quente que está em uma caneca é passada para outra caneca a fim de diminuir a sua temperatura.
E. ( ) Um forno pode fornecer calor para uma vasilha de água que está em seu interior com menor temperatura do que a dele.
2) Um corpo de massa m = 50 g, feito de uma substância de calor específico c = 0,3 cal/g*oC, é aquecido de 20 oC até 60 o C. Determine a quantidade de calor Q recebida durante o aquecimento e a capacidade térmica (C) do corpo.
Q: ( ) 300 cal
( ) 600 cal
( ) 900 cal
( ) 1200 cal
C: ( ) 0,15 cal/oC
( ) 0,5 cal/oC
( ) 15 cal/oC
( ) 20 cal/goC
3) Em um calorímetro de capacidade térmica desprezível há 330 gramas de água a 25 °C. Uma pequena esfera de alumínio de massa 100 gramas é jogada dentro do calorímetro. Sabendo que a temperatura de equilíbrio é 27 °C, calcule a temperatura da esfera de alumínio no momento em que foi lançada no calorímetro. São dados: Calor específico da água = 1,0 ca/g°C; calor específico do alumínio = 0,22 cal/g°C.
4) Temos inicialmente 200 gramas de gelo a – 10 °C. Determine a quantidade de calor que essa massa de gelo deve receber para se transformar em 200 g de água líquida a 20 °c. (Dados: calor específico do