Trabalho de Física
Comentário: Os telefones celulares estão muito em voga na nossa sociedade. Todavia, muitas pessoas desconhecem a maneira como uma rede de telefonia móvel funciona, especialmente o papel das estações rádio-base.
Telefone celular é um aparelho de comunicação por ondas electromagnéticas que permite a transmissão bidirecional de voz e dados utilizáveis em uma área geográfica que se encontra dividida em células (de onde provém a nomenclatura celular), cada uma delas servida por um transmissor/receptor. O telefone foi inventado por Alexander Graham Bell em 1876, e a comunicação sem fio tem suas raízes na invenção do rádio por Nikolai Tesla em torno de 1880 (formalmente apresentado em 1894 por Guglielmo Marconi). Era apenas natural que um dia essas duas tecnologias se combinassem.
Como funcionam os telefones celulares?
Quando você faz uma chamada com o seu telefone celular, ele emite ondas de rádio (também conhecidas por radio-frequência ou energia “RF”). Estas ondas de rádio são recebidas pela antena da estação rádio-base mais próxima. A estação rádio-base é composta por um ou mais rádio-emissores e rádio-receptores e por antenas de rádio que comunicam com os telefones celulares individuais na zona. Quando a estação rádio-base recebe ondas de rádio provenientes de telefones celulares, transmite-as para outro ponto (chamado um “switch” (comutador), que encaminha a chamada para outra estação rádio-base ou para a rede da linha fixa, conforme o tipo de chamada feita. As estações rádio-base possuem dois fatores de limitação: um é a capacidade de chamadas que podem processar e o outro é a zona geográfica coberta. Para superar estes dois limites, as estações rádio-base estão situadas em zonas estratégicas, conhecidas por “células”. Se estiverem bem situadas, as estações rádio-base permitem reutilizar a radiofrequência disponível em outras células, permitindo assim à rede processar muito mais chamadas. Isto significa