Relatório de Campo
INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS
Departamento de Ciências da Natureza/ prof. Paulo Souto
Introdução
Aulas de campo têm por objetivo, aprimorar o conhecimento obtido em sala de aula, ou seja, observar em prática aquilo que foi estudado na teoria. Este relatório faz referência á aula de campo realizada no dia 26 de Outubro de 2013. O percurso realizado foi nos municípios do Rio de Janeiro, Niterói e Maricá. O objetivo dessa aula de campo era observar os aspectos geológicos dos locais visitados, de acordo com o conteúdo que foi visto em sala de aula (UNIRIO).
A Serra do Mar é um maciço rochoso que percorre quase toda a extensão do litoral sul e sudeste brasileiro. Segundo a geologia, a origem da Serra do Mar está relacionada ao evento geológico ocorrido a cerca de 130 milhões de anos atrás e que foi o responsável por separar o super continente da Gondwana formando a América do Sul e a África, e dando origem ao Oceano Atlântico.Ao se separar do continente africano a placa tectônica sul-americana se chocou com a placa de nazca (do Oceano Pacífico) dando origem a cadeia andina e soerguendo a placa sul-americana na parte oriental, a costa brasileira. Esse soerguimento, ocorrido a cerca de 80 milhões de anos, foi o responsável por expor rochas muito antigas (cerca de 600 milhões de anos) dando início à formação do sistema Serra do Mar – Mantiqueira.
Os intemperismos físicos, químicos e biológicos e a continuação dos eventos geológicos (como o soerguimento do litoral brasileiro que ocorre até hoje) se encarregariam de continuar esculpindo a Serra do Mar.
Saída:
Local: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
Horário: 08h20min (tempo chuvoso e nublado)
Descrição: Saída da UNIRIO para aula de campo no veículo da Universidade estavam presentes, aluno da disciplina e o docente de tal matéria, professor Paulo Souto.
Primeira Parada:
Local: Próximo ao Aeroporto