Trabalho de Física
Assim como a Terra, a Lua também se movimenta. O movimento de rotação é o que ela faz girando em torno do próprio eixo. O movimento de revolução é o giro que ela dá em torno da Terra. Devido ao movimento, ela pode ter quatro fases: nova, crescente, cheia e minguante, ou quarto minguante. A nova acontece quando a face iluminada não está voltada para terra. Por isso, quando olhamos, não a vemos. Devido à revolução, a Lua começa a aparecer, a se iluminar, por isso quarto crescente. Quando a lua é totalmente iluminada, chama-se lua cheia. Devido ao movimento, volta a escurecer e a chamamos de minguante.
A Lua também faz o movimento de translação. Ela gira em torno do Sol junto com a Terra, o que permite os eclipses solar e lunar. Quando você tem Sol, Lua e Terra, nessa posição, ocorrem o eclipse solar. As pessoas que estão na sombra que a luz projeta não vêem o Sol. Nesse momento, é dia nesse hemisfério, e as pessoas não vêem o Sol. Quando essa Lua, na fase de lua cheia, se esconde na sombra da Terra, temos o eclipse lunar, porque você não vai ver a Lua, que está dentro do cone de sombra da terra.
As fases da Lua também influenciam nas marés. Quando Terra e Lua estão próximas, a força de gravidade é maior. Então, as marés dependem da força gravitacional trocada com a Terra. O sol também influencia, mas com menos intensidade, por ser mais distante.
Nosso planeta se desloca continuamente no espaço. Entre os vários movimentos que descreve dois se destacam: rotação e revolução (translação). O primeiro é responsável pela alternância de dias e noites e pelo movimento aparente das estrelas à noite. Aqui vale a pena destacar que a palavra dia tem dois