Panorama da Educação
Módulo: Panorama Nacional e Internacional da Educação
Tema: O DIPLOMA QUE VALE MAIS É O PRESENCIAL ou O DIPLOMA QUE VALE MAIS É O A DISTÂNCIA
Tarefa: Fazer uma dissertação
Se fosse há um tempo, eu diria que o diploma que vale mais seria o presencial, pois venho de uma formação com fortes traços da escola tradicional e isso me influenciou muito a pensar assim. Por outro lado ao conhecer a Educação a Distância, posso dizer que os dois diplomas (tanto o presencial quanto o virtual) têm o mesmo valor.
Penso que nos dias atuais o mercado de trabalho não está muito preocupado com o diploma e sim com os conhecimentos e com as experiências que o seu colaborador tem a oferecer a empresa.
O Prof. Fernando José em sua entrevista diz que: “o mercado de trabalho analisa a competência que o jovem formando tem de enfrentar a questão do conhecimento, relacionamento, capacidade de negociação e de cumprimento de metas”. Em paralelo a isso o Prof. Marcos Formiga diz que aqui no Brasil ainda há um enorme preconceito quanto ao diploma em Educação a Distância. Ele fala também que a própria comunidade científica brasileira ainda reage negativamente à experiência da Educação a Distância como modalidade de aprendizagem.
Por outro lado o próprio Prof. Marcos Formiga diz que algumas empresas já fazem uso da Universidade Corporativa onde tomam a iniciativa de formar, reciclar e atualizar seus funcionários. Inicialmente era usada apenas em grandes multinacionais, mas aos poucos essa modalidade vem ganhando força em diversas empresas estatais como a Petrobrás, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal e atualmente o setor privado nacional também passou a fazer uso desse recurso.
Apesar das opiniões adversas eu concordo com o Prof. Fernando José quando ele diz que a competência do formando independe da formação. È por isso que acredito que o diploma seja ele presencial ou virtual já não tenha tanto valor assim para o mercado do trabalho.