TRABALHO DE FÍSICA EMPUXO
CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
TURMA K2NA
LUANNA DOS SANTOS VIANA
RELATÓRIO DE PÊNDULO SIMPLES
BELÉM
2015
ESTÁCIO-INSTITUTO DE ESTUDOS SUPERIORES DA AMAZÔNIA
PROFESSOR: RUY GUILHERME CASTRO DE ALMEIDA
ALUNA: LUANNA DOS SANTOS VIANA
CURSO: ENGENHARIA ELÉTRICA
DISCIPLINA: FÍSICA
TURMA: K2NA
DATA: 01 DE ABRIL DE 2015
1. TÍTULO: Pêndulo Simples
2. OBJETIVO:
Este experimento tem como principal objetivo determinar a aceleração gravidade média local utilizando um pêndulo simples.
3. MATERIAL UTILIZADO:
-Um tripé universal.
-Uma régua.
-Um peso.
-Um fio de nylon.
-Um cronômetro.
4. FUNDAMENTOS TEÓRICOS
Um pêndulo é um sistema composto por uma massa acoplada a um pivô que permite sua movimentação livremente. A massa fica sujeita à força restauradora causada pela gravidade. Existem inúmeros pêndulos estudados por físicos, já que estes o descrevem como um objeto de fácil previsão de movimentos e que possibilitou inúmeros avanços tecnológicos, alguns deles são os pêndulos físicos, de torção, cônicos, de Foucault, duplos, espirais, de Karter e invertidos. Mas o modelo mais simples, e que tem maior utilização é o Pêndulo Simples.
Este pêndulo consiste em uma massa presa a um fio flexível e inextensível por uma de suas extremidades e livre por outra. Quando afastamos a massa da posição de repouso e a soltamos, o pêndulo realiza oscilações. Ao desconsiderarmos a resistência do ar, as únicas forças que atuam sobre o pêndulo são a tensão com o fio e o peso da massa.
5. PROCEDIMENTO DO EXPERIMENTO
1) Fixar o fio de nylon no tripé e ajuste o comprimento do fio para um valor L. Fixar o peso para ficar suspenso pelo fio.
2) Realizar a medida do comprimento do fio, partindo da metade do peso e fazer as anotações conforme a figura 1.