TRABALHO DE FRANQUIAS
SUMÁRIO
1 INTODUÇÃO 1
2 DESENVOLVIMENTO 1
2.1 Franquia 1
2.2 Marketing 1
2.2.1 Indicador 80/20 1
2.2.2 Relação cliente e produto 1
2.3 Diagnóstico Organizacional 1
2.4 Custos 1
2.4.1 Sistemas de custeio 1
2.4.2 Importância 1
2.4.3 Custeio no sistema de franquias 1
3 CONCLUSÃO 1
REFERÊNCIAS 1
1 INTODUÇÃO
O setor de franquias se encontra em desenvolvimento no Brasil, através deste sistema marcas importantes se instalam no país e também empresas não reconhecidas tem a oportunidade de se globalizarem através de seus franqueadores.
É de suma importância ter conhecimento de como as franquias funcionam e como se relacionam com o cliente, só assim é possível prever a rentabilidade e o sucesso negócio.
A relação entre o franqueador e o franqueado deve ser de extrema interdependência, ou seja, o franqueador desenvolve e prove constantemente o negócio, transmitindo o conhecimento gerado em ações eficazes.
O papel do franqueado é administrar uma sede dedicando-se a ela e assim colaborando com o franqueador na busca da divulgação e fidelização da marca a qual estão interligados.
As transformações ocorridas com a globalização impulsionam o surgimento das franquias, superando as inconstâncias da situação econômica e demostrando assim que os investidores deste meio realmente acreditam no sucesso deste modelo de negócio.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Franquia
Franquia, ou franchising empresarial, é o sistema pelo qual o franqueador cede ao franqueado o direito de uso da marca ou patente, associada ao direito de comercialização exclusiva ou semi-exclusiva de produtos e serviços. As empresas franqueadas são juridicamente autônomas e obedecem a critérios de atuação preestabelecidos tais como procedimentos operacionais, administrativos, comerciais e de identidade visual padronizada (DOIN; SILLAS, 2007).
A essência do franchising consiste em replicar ou clonar, em diversos locais, um mesmo conceito de