Trabalho sobre franquias
Nome do periódico publicado: REVISTA BRASILEIRA DE MARKETING – REMARK
Data da publicação: , v. 11, n. 1, p. 94-112, jan./abril. 2012.
Titulo do Trabalho: EVOLUÇÃO DO SISTEMA DE FRANQUIAS NO BRASIL
Autores: ALOÍSIO SOARES DE LIMA JUNIOR; ROSEMAR MARTINS LUNA; ANA ROSA DE SOUSA
Link do trabalho: file:///C:/Users/cliente/Downloads/Lima_Luna_Sousa_2012_Evolucao-do-sistema-de-franqui_7202.pdf
As franquias surgiu através de soluções encontradas por empreendedores, em resposta aos problemas que tinham nas suas empresas e vem servindo de modelo para outros negócios.
A evolução desse tipo de negocio vem acontecendo de maneira normal, paralelamente à globalização dos negócios, comprovado através de pesquisa que mostra o aumento de unidades de franquias que em 2001 era de 600 unidades e chegando em 2010 a 1855 unidades, representando 2% de PIB do país, tendo muito a crescer se comparado ao mercado americano que corresponde 20% do PIB.
Com relação ao faturamento no setor de franquia, houve muitas oscilações nos últimos anos, chegando a ter saldo negativo de -0,6% no ano de 2009, porem, em 2010 teve o maior crescimento desde o ano de 2001 com 7,5%.
A falta de recursos de capitais de empresas de pequeno porte dificulta o crescimento por meio dos instrumentos de captação tradicionais no mercado. A escassez de recursos é maior nas empresas jovens, pequenas e naquelas fase de expansão.
Um fator que influencia a adoção da franquia é a ameaça de comportamento oportunista pelas partes. Quando a operação é altamente padronizada, as ações do agente restringem-se a cumprir procedimentos. Além disso, quando a percepção dos consumidores quanto a qualidade, cria um incentivo ao franqueado em se beneficiar.
Outro fator que também parece afetar a percepção quanto às ameaças de oportunismo é as taxas cobradas na franquia, onde a taxa inicial da franquia é um investimento especifico do franqueado, cujo retorno depende do