SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
COMPONENTES: ILMARA VILASBOAS
JULIANE SOUZA
JOABE LIMA
LILIA SANTOS
SALVADOR, BA 2012
1. Introdução
O objetivo deste trabalho é fazer uma avaliação do cenário da micro empresa de Cimento S & Car com relação à adoção de um sistema de gestão ambiental, sistema esse que é baseado na norma ISO 14001. A companhia de Cimento S & Car de Salvador, entrou em funcionamento em 2005 na Rua Orlando Gomes, próximo ao Bairro da Paralela. Quando da sua implantação, o bairro era um local afastado ainda pouco urbanizado. A chegada da fábrica aumentou a oportunidade de emprego e renda para a população local que vivia numa situação de miséria. No entanto, com o progressivo aumento da produção de cimento, e o crescimento demográfico na região, alguns problemas passaram a afetar os moradores do bairro. Diversas pessoas passaram a se queixar de problemas respiratórios e dermatológicos, além do visível incômodo causado por um pó branco que cobria as habitações e a vegetação. 2. Objetivo do SGA Vários são os motivos que levam à implantação do SGA:
Leis nacionais cada vez mais rigorosas e novos tratados internacionais criam um imperativo político.
A sustentabilidade está se tornando um requisito para a competição. Um número maior de consumidores vem exigindo produtos ecológicos e os concorrentes estão se diferenciando com base em critérios ambientais.
A ideia, cada vez mais difundida, de que a natureza tem direito à existência própria cria um imperativo ético. Cada vez mais as pessoas e as empresas estão sendo consideradas moralmente responsáveis pela minimização de seu impacto sobre o Planeta, para que não neguem às gerações futuras o direito de viver em um mundo sustentável.
3. Politica Ambiental
O objetivo desta pesquisa é estudar os impactos ambientais provenientes da Fábrica de Cimento S & Car – instalada em Salvador no ano de 2010 – e as