trabalho de fisíca dilatação térmica
Os sólidos possuem formas e volumes específicos, pois as moléculas que os formam são ligadas fortemente e quase não se movimentam, permanecendo praticamente estáticas. Uma das maneiras de aumentar as suas dimensões, superfícies e volume é quando ocorre variação de temperatura. Esse fenômeno, conhecido como dilatação térmica, desempenha um papel importante em numerosas aplicações.
Realizado o experimento, foi calculado o coeficiente linear dos metais utilizados junto com os equipamentos relatados a seguir:
Material Necessário
Três bastões: Latão, aço e cobre
2 Termômetros de 0º a 100º
Caldeira com aquecedor elétrico (gerador de vapor) comum
Cuba (Reservatório)
Dilatômetro linear com relógio comparador medindo em m.m
Procedimento experimental
Utilizando a cuba para armazenar a fonte de calor, nesse experimento foi utilizado vapor d’agua, como fonte de dilação dos materiais. Após o aquecimento o vapor passou pelo metal posicionado no dilatomentro que fez o aquecimento do material mudando seu valor inicial dado pelo relógio comparador.
MATERIAL VALOR DE DILATAÇÃO LINEAR (10-5ºC-1)
Aço 1,2
Latão 1,9
Cobre 1,7
Foi observado cada material em 555s, desde vaporização até a medição no relógio comparador.
Os resultados obtidos durante o experimento com os três corpos de prova
Dados do físicos Cobre Aço Latão
Comprimento inicia (mm) 486 486 486
Variação do comprimento (mm) 0,53 0,41 0,60
Temperatura inicial (oC) 26º 26º 26º
Variação de temperatura (oC) 52º 50º 46º
Tempo 0 a 555s 0 a 555s 0 a 555s
CONCLUSÃO
Os experimentos realizados evidenciam ao longo deste relatório que a dilatação é proporcional ao aumento de temperatura, mas a dilatação dos corpos não será a mesma para diferentes matérias, pois cada um tem um coeficiente de dilatação característico. Uma das verificações foi em relação as dilatações dos matérias, e em termos de grandeza são baixos, isso devido ao baixo coeficiente de