Trabalho de Fisiologia I
ESTUDO DIRIGIDO 1
Curso: Medicina Veterinária
Disciplina: Fisiologia Veterinária I
Professora: Me. Priscila Capelari Orsolin
Aluno (a):______________________________________ Nota: __________
1) O que é meio interno e qual a sua importância para as células constituintes do organismo?
O meio interno também pode ser chamado de líquido extra celular. É o meio onde as células estão inseridas, e, por isso, ele precisa estar “saudável”, uma vez que sua função é nutrir as células.
2) O que é homeostasia? Qual é a importância desse conceito na Fisiologia?
É uma condição na qual o meio interno do corpo permanece dentro de certos limites fisiológicos, e a manutenção de condições estáveis para suas células é uma função essencial do corpo humano. Um organismo é dito em homeostase quando seu meio interno contém a concentração apropriada de substâncias químicas, mantendo a temperatura, pressão adequadas, ph adequados. O termo Homeostasia é usado pelos fisiologistas para definir a manutenção de condições quase constantes no meio interno.
3) Como estão distribuídos os líquidos corporais nos diferentes compartimentos hídricos?
A composição líquida do organismo é de 60%, onde 40% encontram-se no Líquido Intra Celular e 20% no Líquido Extra Celular (meio interno).
4) Diferencie mecanismos de feedback positivo e negativo. Qual desses mecanismos geralmente é mais importante? Justifique.
Feedback positivo: na maioria das vezes ele é indesejável, pois, ele varia agravando ainda mais a situação ou problema que está prestes a acontecer e desenvolve mecanismo para que se sustente aquela situação ou chegue ao final com o resultado que se quer, não busca um equilíbrio. Ex: coagulação sanguínea, parto (contrações).
Feedback negativo: busca a manutenção da homeostase, sendo assim o mais importante. Ele vai contra o evento que está acontecendo, elevando ou não de forma simultânea para recuperar o equilíbrio do meio interno. Ex: