Trabalho de fisiologia endócrina
Hipotálamo – Hipófise - Tireoide
Sabemos que as disfunções hormonais relacionadas ao eixo hipotálamo-hipófise- tireoide interferem no ciclo circadiano, além disso, podem também estar relacionadas ao desenvolvimento de transtornos de humor. Uma vez que, o sistema nervoso central (SNC) está intimamente associado ao sistema endócrino, atuando como regulador deste, por meio da secreção de neurorregulatórios produzidos pelo hipotálamo que agem sobre a hipófise, essa, por sua vez, atua na tireoide controlando a produção dos hormônios tireoidianos.
É importante que entendamos a relação das doenças psicossomática com a atividade hormonal, assim sendo, compreendemos depressão como uma doença que se caracteriza por afetar o estado de humor da pessoa, deixando-a com um predomínio anormal de tristeza. A mesma, como já constatada por estudos, está relacionada com a diminuição da atividade serotonérgica isso poderia explicar a relação com o aumento nos níveis de TRH (hormônio liberador de tireotrofina) visto que ela atua na inibição deste hormônio. Além disso, alguns estudos demonstram ainda uma alta prevalência dessa doença quando temos a associação com o hipotireoidismo, assim, parece existir uma contribuição da mesma para o estado depressivo. Vale ressaltar também, que aos hormônios tireoidianos vem sendo utilizados na terapêutica de pacientes com transtornos de humor, segundo Bauer et. al.(1990) o uso de T4 em doses que atingiram níveis séricos 150% acima do normal associados com antidepressivos reduziu os episódios maníacos e depressivos em amplitude e frequência.
Apesar dos avanços nesse aspecto, ainda não conhecemos totalmente os mecanismos que envolvem o eixo hipotálamo-hipófise-tireoide relacionados aos transtornos psiquiátricos, porém, os avanços, citados anteriormente, já vêm sendo utilizados em novas terapêuticas. Destacamos também a relação dos hormônios tireoidianos no estado de gravidez, as alterações funcionais que ocorre nesse período