Trabalho de Fisica
Você já deve ter observado que nem sempre podemos caracterizar o estado térmico de um objeto (quente, frio, morno etc.) através das sensações transmitidas pelos órgãos dos sentidos, pois estas dependem tanto do material de que é feito o objeto tocado, como das condições que precederam o contato com o nosso corpo --- é tradicional o experimento das três bacias com água, fria, morna e tépida. Para caracterizar de modo unívoco tais estados térmicos ¾ o objeto da Termometria ¾ é que fazemos 'medidas' de temperatura, utilizando termômetros.
Vários métodos e arranjos foram desenvolvidos para permitirem medições de temperaturas. Muitos deles são baseados sobre o efeito das variações de temperatura sobre matérias. Um dos dispositivos mais utilizados para medir a temperatura é o termômetro de mercúrio. Consiste num tubo de vidro contendo mercúrio ou mesmo um outro líquido (álcool colorido). O incremento da temperatura provoca a expansão do líquido, e a temperatura pode ser determinada medindo a variação de volume do líquido ou, com maior simplicidade, a altura que o líquido alcança na haste do termômetro. Tais termômetros normalmente são calibrados (e é nessa fase que nascem as escalas termométricas) e assim podem mostrar a temperatura, como dissemos, simplesmente observando o nível do líquido no termômetro. Um tipo de termômetro que não é muito prático, mas é importante de ponto de visto teórico, é o termômetro de gás a volume constante.
Ilustramos abaixo alguns tipos de termômetros:Há vários outros tipos de termômetros, cada um usando uma diferente propriedade da matéria que exiba alguma alteração ao experimentar uma variação de temperatura; são exemplos: os termopares, as termoresistências, os termístores e os pirômetros.
O mais comum, que você já deve ter utilizado, é o termômetro de mercúrio. O mercúrio se expande ou se contrai, subindo ou descendo ao longo de um tubo muito fino, ao ser aquecido e ao ser resfriado, respectivamente. Dilatação é o