Trabalho de fisica
A energia elétrica utilizada hoje em dia na distribuição e transporte de energia elétrica é a corrente alternada, porém os motores de corrente contínua têm tradicionalmente grandes aplicações nas indústrias sendo que, são eles que permitem variação de velocidade como de uma esteira ou de um trem por exemplo. Componentes da eletrônica já conseguem fazer os motores assíncronos variar a velocidade facilmente pelo seu menor mantimento estão a substituir os motores de corrente contínua na maior parte das aplicações.
Princípio de Funcionamento
[editar] Operando como gerador de corrente contínua
Quando se trata de um gerador, a energia mecânica é suprida pela aplicação de um torque e da rotação do eixo do mesmo, uma fonte de energia mecânica pode ser ,por exemplo, uma turbina hidráulica. A fonte de energia mecânica tem o papel de produzir o movimento relativo entre os condutores elétricos dos enrolamentos de armadura e o campo magnético produzido pelo enrolamento de campo e desse modo, provocar uma variação temporal da intensidade do mesmo, e assim pela lei de Faraday induzir uma tensão entre os terminais do condutor.
[editar] Operando como Motor de corrente contínua
No caso de motores, o funcionamento é inverso: energia elétrica é fornecida aos condutores do enrolamento da armadura pela aplicação de uma tensão elétrica em seus terminais pelo anel comutador(coletor), fazendo com que se circule uma corrente elétrica nesse enrolamento que produz um campo magnético no enrolamento da armadura.
Como o corpo do estator é constituído de materiais ferromagnéticos, ao aplicarmos tensão nos terminais do enrolamento de campo da máquina temos a presença de campos magnéticos no mesmo e, portanto, a atuação de pólos magnéticos (Norte e Sul) espalhados por toda a extensão do