trabalho de fisica
É a propriedade que têm os corpos de manter uma carga elétrica. É também uma grandeza física escalar que mede a quantidade de energia acumulada em um corpo. Diz-se também que mede a propensão de um corpo a aumentar o próprio potencial elétrico quando submetido a uma carga elétrica.
Portanto a capacitância corresponde à relação entre a quantidade de carga acumulada pelo corpo e o potencial elétrico que o corpo assume em consequência disso. O dispositivo mais usual para armazenar energia é o capacitor ou condensador. A capacitância depende da relação entre a diferença de potencial (ou tensão elétrica) existente entre as placas do capacitor e a carga elétrica nele armazenada. É calculada de acordo com a seguinte fórmula:
ONDE: é a capacitância, expressa em farads. Como esta unidade é relativamente grande, geralmente são utilizados os seus submúltiplos, como o microfarad ou opicofarad. é a carga elétrica armazenada, medida em coulombs; é a diferença de potencial (ou tensão elétrica), medida em volts.
CAPACITOR
Capacitor ou condensador é um componente que armazena energia num campo elétrico, acumulando um desequilíbrio interno de carga elétrica.
REATÂNCIA CAPACITIVA
Só existe em circuitos de tensão alternada. Em circuitos de tensão contínua um capacitor apresenta resistência considerada infinita.
Todo capacitor em circuito de tensão alternada atua como um resistor (não que esta seja sua função no circuito, porém seu comportamento apresenta resistência). Sua resistência será dada em função da frequência do circuito e o valor do capacitor dado em farads. O valor nunca será exato, já que π é um número irracional. Porém, a diferença entre o valor obtido e o real é desprezível, não afetando o circuito. Vale lembrar que o cálculo descrito abaixo só é válido para tensão alternada com onda senoidal, com semiciclos de 50%, e a mesma tensão de pico para os dois lados da senoide em relação ao referencial (geralmente 0 V). A reatância