trabalho de fisica raul
N°: 25 e 27
SÉRIE: 2º A
PROFESSOR(A): Gisele
EEJMG - 04/09/2013
Máquina fotográfica
As máquinas fotográficas evoluíram muito. Antigamente a objetiva da máquina fotográfica era constituída de uma única lente e atualmente é constituída de várias lentes.
Formação da imagem em uma máquina fotográfica.
Na imagem está representada a câmara fotográfica simplificada, sem os refinamentos óticos ou mecânicos. A objetiva está representada por uma única lente convergente que forma uma imagem real e invertida do objeto fotografado, sobre o filme situado na parte posterior da máquina.
A luz, ao incidir sobre o filme, provoca reações químicas, fazendo com que a imagem fique gravada. O filme vai apresentar a imagem em negativo, ou seja, as partes do filme que recebem mais luz tornam-se escuras e vice-versa.
Para que seja fornecida sobre o filme uma imagem real e menor do objeto, o objeto deve estar situado antes da dupla distância focal.
A situação apresentada é o esquema da formação de uma imagem em uma máquina fotográfica.
Fonte: http://educar.sc.usp.br
Projetor de slides
Um projetor de slides (diapositivos) serve para projetar em uma tela uma imagem real e aumentada do objeto que está no slide.
Basicamente, ele é constituído de uma lente convergente, como objetiva, e uma lâmpada cujo filamento está situado no centro de curvatura do espelho côncavo que juntos servem para iluminar com bastante intensidade o slide.
A figura mostra um esquema bem simplificado de um projetor de slides.
Fonte: http://educar.sc.usp.br
Lupa
A lupa é uma lente convergente que fornece uma imagem virtual direita e aumentada de um objeto real.
A lupa faz com que a imagem do objeto seja maior e virtual. Neste caso o objeto está situado entre o foco e o centro ótico da lente.
Fonte: http://educar.sc.usp.br
Microscópio composto
Um microscópio ótico é utilizado para observar