Trabalho de fisica - pendulo simples
Os movimentos periódicos ou oscilatórios são aqueles que se repetem em intervalos regulares ou indefinidamente. Em nosso dia-a-dia estamos cercados destes movimentos: barcos oscilando no cais, movimento dos pistões nos motores dos carros, vibrações sonoras produzidas por um clarinete, por exemplo, entre outros. E é por, isso que as oscilações desempenham um papel fundamental em todos os ramos da física (mecânica, óptica, acústica, etc.).
Um tipo importante desses movimentos é o pêndulo simples, que consiste em um sistema idealizado composto por um fio leve e inextensível de comprimento L (como é mostrado na figura 1). Sua extremidade superior fica fixada a um ponto que permite sua livre oscilação, na extremidade inferior uma massa m é presa.
Quando esse corpo é retirado de sua posição de equilíbrio e depois largado, passa a oscilar em um plano vertical, a força restauradora acontece sob a ação da gravidade. O esquema das forças em um pêndulo simples pode ser observado na figura 1, a seguir:
Figura 1: Esquematização de um pêndulo simples e as forças atuantes em seu movimento
1. Objetivos Gerais
Determinar experimentalmente o período de oscilação de um pêndulo simples e verificar sua dependência com o comprimento do fio, com a massa e com a amplitude de oscilação.
2. Material Necessário
- Pêndulo;
- Cronômetro;
- Duas massas diferentes;
- Régua.
3. Montagem
Montar o pêndulo na posição vertical, verificar se as massas m1 e m2 estão disponíveis e iniciar a atividade conforme o roteiro.
4. Roteiro das atividades
1. Ajustar o comprimento do fio para aproximadamente 1,0m e colocar a primeira massa (m1). Em seguida, afastar da posição de equilíbrio de aproximadamente 0,10m e deixar oscilar. Determinar o período de uma oscilação, dividindo o tempo necessário para o pêndulo