Relatorio De Fisica II 3
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VOLTA REDONDA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA
FERNANDA FIGUEIRA
Pêndulos Simples
VOLTA REDONDA
2012
FUNDAÇÃO OSWALDO ARANHA
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VOLTA REDONDA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA
Pêndulo Simples
Trabalho apresentado ao curso de Engenharia Elétrica do UniFOA como requisito da disciplina de Física Experimental
Aluna:
Fernanda Figueira
201111754
Orientador:
Angelo Cerqueira
VOLTA REDONDA
2012
1- Objetivo
Determinar o valor da aceleração da gravidade local, utilizando um Pêndulo Simples através do Movimento Harmônico Simples.
2- Introdução Teórica
A descoberta da periodicidade do movimento pendular foi feita por Galileu Galilei Existem inúmeros pêndulos estudados por físicos, já que estes descrevem-no como um objeto de fácil previsão de movimentos e que possibilitou inúmeros avanços tecnológicos, alguns deles são os pêndulos físicos, de torção, cônicos, de Foucalt, duplos, espirais, de Karter e invertidos. Mas o modelo mais simples, e que tem maior utilização é o Pêndulo Simples
Em Mecânica, um pêndulo simples é um instrumento ou uma montagem que consiste num objeto que oscila em torno de um ponto fixo. O braço executa movimentos alternados em torno da posição central, chamada posição de equilíbrio. O pêndulo é muito utilizado em estudos da força peso e do movimento oscilatório.
Pêndulo Simples
Um pêndulo simples é um corpo ideal que consiste de uma partícula suspensa por um fio inextensível e de massa desprezível. Quando afastado de sua posição de equilíbrio e solto, o pêndulo oscilará em um plano vertical sob à ação da gravidade. O movimento é periódico e oscilatório.
A figura ao lado exemplifica um pêndulo de comprimento L, sendo m a massa da partícula. No instante mostrado, o fio faz um ângulo θ com a vertical.
As unidades de comprimento, massa e gravidade são m, kg, e m/s², respectivamente.