trabalho de Fisica - experiencia CEP
FATEC
Tecnologia em Movimento de Terra e Pavimentação
1º semestre
Sala A - 41
RELATÓRIO DA EXPERIÊNCIA Nº 0
Controle Estatístico de Processo (CEP)
SÃO PAULO
2014
Controle Estatístico de Processo - CEP
Objetivos
Medir e determinar a frequência e desvio padrão das 50 bolinhas de chumbo.
Introdução
A técnica utilizada neste experimento foi a CEP – Controle Estatístico de Produção. Essa é uma metodologia preventiva de se comparar os resultados de um processo de produção com um padrão, e a partir de dados estatísticos, identificar as possíveis variações significativas, objetivando reduzi-las.
Baseado essa técnica, o estudo abaixo se refere à uma experiência em laboratório para calcular a medida do diâmetro de 50 bolinhas de chumbo e seus respectivos desvios padrão. A partir destas medições foi possível identificar a média de desvio padrão e consequentemente determinar a qualidade do processo de produção do fabricante.
Resumo Teórico
Segundo Serie Monográfica de Qualidade (FEENG/UFRGS), o controle estatístico do processo fornece uma radiografia do processo, identificando sua variabilidade e possibilitando o controle dessa variabilidade ao longo do tempo através da coleta de dados continuada, análise e bloqueio de possíveis causas especiais que estejam tornando o sistema instável.
No modelo teórico retirado O efeito da incerteza de medição no controle estatístico de processos: Um estudo de caso real.
Este estudo tem como objetivo avaliar o efeito da incerteza de medição em um processo real de usinagem de um furo, realizado em centro de usinagem CNC. A faixa de tolerância é determinada pela