AUDITORIA
Em virtude das mudanças ocorridas no meio empresarial, há necessidade de ferramentas atualizadas e sintonizadas as necessidades organizacionais, por este motivo, emerge-se a procura de auxilio junto à auditoria contábil, por ser considerada de extrema importância no meio organizacional.
Neste contexto, a auditoria exerce um papel de destaque junto à contabilidade, apontando proteção e controle no patrimônio das empresas, através da obtenção de confirmações corretas para o bem estar empresarial, sendo inclusive, apreciada como um conjunto de estudos e metodologias, cultivados pelo auditor para constatar falhas ou fraudes ocorridas ou não, nas organizações.
Através de técnicas e procedimentos, a auditoria desenvolve de forma sistematizada, avalia, examina os procedimentos e as operações praticadas pelos colaboradores, com vista em apurar a exatidão dos registros contábeis e a realidade das operações. Desta forma, a auditoria possui caminhos que auxilia formar uma avaliação da atual realidade e perspectivas futuras, em instituição por ventura analisada.
Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo enfatizar a importância da auditoria
Contábil nas grandes empresas como ferramentas de gestão e analisar o âmbito que envolve o objetivo dos relatórios e parecer da auditoria.
ÂMBITO QUE ENVOLVE O OBJETIVO DOS RELATÓRIOS
CONCEITO
O relatório de auditoria representa a fase final do processo auditorial e consiste em uma narração ou descrição escrita, ordenada e minuciosa dos fatos que foram constatados, com base em evidências concretas, durante o transcurso dos exames de auditoria. Representa a fase mais significativa do trabalho e se constitui no seu produto final.
O relatório é o instrumento técnico pelo qual o auditor comunica ou apresenta os resultados dos trabalhos realizados, seus comentários, observações, conclusões, opiniões e recomendações, além das providências necessárias que devem ser tomadas pela administração.