Trabalho de Filtro Solar
Curso de Estética
FPS – Fator de Proteção Solar
Introdução
A radiação solar é um dos principais fatores para a causa do fotoenvelhecimento e câncer de pele, esses efeitos bioquímicos são causados pelas radiações UVA e UVB.
Exposições repetidas a estes raios levam a alterações quase sempre irreversíveis à estrutura e
Função dos tecidos e células na epiderme e derme.
Entende-se por filtro solar substâncias químicas com propriedades de absorver, refletir e dispersar essa radiação que incide sobre a pele.
Radiação UVA
A radiação UVA é constante durante o ano e penetra profundamente na pele, sendo a grande causadora do fotoenvelhecimento. Esse tipo de radiação não contribui para o câncer de pele.
Radiação UVB
Sua incidência aumenta muito durante o verão, especialmente nos horários entre as 10 da manhã e 3 da tarde. Os raios UVB penetram superficialmente, pode chegar até a derme papilar e causam as queimaduras solares. Com isso, provoca alterações ás fibras de elastina e de colágeno presentes nesta região, bem como na atividade metabólica dos fibroblastos. Sendo assim o UVB também participa do processo de fotoenvelhecimento. É a principal fonte de alteração celulares que causam predisposição ao câncer de pele.
Os raios UVA não provocam essa reação superficial. Porém são capazes de penetrar em camadas mais profundas. A exposição excessiva desses raios, ao longo do tempo danifica a pele e favorece o surgimento de câncer.
Definição de FPS
Os Fatores de Proteção Solar (FPS), presentes em todos filtros solares, são uma medida que indica quanto tempo uma pessoa pode ficar exposta, sem se queimar. Eles auxiliam na escolha do produto de acordo com o tipo de pele. Para peles mais claras, o tempo de exposição solar necessária para queimá-las é menor que para peles mais resistentes.
Portanto, as peles mais claras necessitam de filtros com FPS mais altos (FPS 30), enquanto